Festa Junina: Produção textual orientada

atividade produção textual orientada festa junina

Essa atividade é indicada para o 4º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 3º ou 5º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a produção orientada de um texto narrativo sobre a festa junina.

Muitas vezes os estudantes não possuem autonomia para produzirem um texto sem auxílio, para que isso acontece é preciso uma série de orientações, escritas coletivas, modelos e tentativas. Dessa forma, essa atividade propoem uma escrita orientada partindo do tema festa junina e de um casal ilustrado no desenho da atividade. Essas orientações são realizadas ao longo da narrativa com palavras-chaves que auxiliarão os alunos no desenvolvimento de uma história mais rica em detalhes, além de algumas pontuações já inseridas, como o travessão, na qual o estudante perceberá ser a fala de algum personagem.

Sugere-se que antes da escrita em si, o professor faça a leitura das palavras orientadoras de forma coletiva e peça sugestões do que poderia ser escrito naquela parte, também chamando a atenção da turma para as pontuações já presentes, questionando-os do porquê de estarem ali, entre outras orientações que achar conveniente.

Ao final, escolha ou sorteie algumas histórias para serem lidas para a turma, ou reserve um momento para troca entre os estudantes de suas produções.

Aproveite o tema e explore as possibilidades que este permite, trazendo elementos da cultura local, como comemoram, a história da festa em sua cidade/região, as características, vestimentas, cantigas, comidas típicas, como é comemorada em diferentes regiões do Brasil. Apesar de ser uma festa originalmente religiosa, tornou-se parte da cultura brasileira como uma homenagem ao homem simples do campo.



HABILIDADES:

EF35LP07- Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08- Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09- Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF04LP05- Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

EF04LP06- Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).

EF04LP07- Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade